terça-feira, 7 de agosto de 2012

Agave Azul

O agave azul  espécie de agave tequiliana da ordem Asparagales e da família da Agavaceae e do Gênero Agave que incluem um conjunto de 183 espécies. 


 Plantação de Agave Azul
Referência da imagem


Primeiramente, por favor, o Agave não é um tipo de cactus! É um tipo de Agave! Por exemplo o sisal é um agave sendo a espécie Agave Sisalana.
Ou outro exemplo a Babosa é a espécie de Aloé Vera da ordem Asparagales e da família da Asphodelaceae e do Gênero Aloé. Portanto a Babosa pertence a mesma ordem do Agave Azul, mas são de famílias diferentes e também de gêneros diferentes.

O Agave Azul é muito abundante nas regiões montanhosas do estado de Jalisco que fica a 62Km de Guadalajara no México. Ele é uma planta com folhas suculentas pontiagudas com espinhos de coloração azul e verde acinzentado.
O agave azul é  utilizado para a produção de tequila. Quando o Agave está maduro, cerca de 10 anos, ele é podado para retirada de todo as folhas restando apenas o miolo que é então assado, para a retirado dos extratos que serão fermentados e destilados, para obtenção da tequila.

Poda do Agave
Referência da Imagem


O agave é rico em frutose (o açúcar das frutas) e em inulina (são moléculas de açúcar não digeríveis conhecidas como frutanos, que comportam-se como fibra alimentar funcional solúvel).
Em pesquisas recentes, a pesquisadora Mercedes Guadalupe López do Instituto Politécnico Nacional do México, constatou  propriedades incríveis dos frutanos: melhoram a formação dos tecidos ósseos evitando a descalcificação e assim prevenindo a osteoporose; estimulam a produção dos hormônios GLP-1- responsáveis pelo estimulo da produção da insulina; estimulam o sistema imunológico; aliviam a obstipação e reduzem o risco de cancro do cólon. Também observou-se um aumento da saciedade e consequente redução de peso.
Assim o frutano da Agave Azul poderá ser utilizado em substituição do açúcar com muitos benefícios é inodoro, solúvel, e indigerível.

O xarope de Agave é um excelente adoçante, e ainda orgânico! Podemos encontrar o xarope em lojas de produtos naturais e também em supermercados. Temos opções de marcas o Endul da Best Ground e o da Jasmine Alimentos.




























Para outras informações vejam algumas fontes consultadas:

http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=26&id=423

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,tequilero-no-mezcalero,4446,0.htm

http://revistahost.uol.com.br/publisher/preview.php?edicao=0707&id_mat=1036

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41921&op=all

http://www.acamextequila.com.mx/amt3/elagave.html

http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=297684

Nenhum comentário:

Postar um comentário