quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pedra do Mês - Maio - Esmeralda


A esmeralda  é a pedra associada ao mês de abril e as bodas de 10 anos de casamento, pela nova tabela do IBGM.(Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).

     
A Esmeralda  é uma das pedras muito apreciadas desde a antiguidade, é considerada a pedra do amor e apresenta uma cor verde intensa característica, devido a presença de crômio e/ou vanádio em sua estrutura cristalina.  
As esmeraldas podem apresentar variações de cores de acordo com as cinco classes distintas:
  • verde azulado,
  • verde ligeiramente azulado,
  • verde muito ligeiramente azulado,
  • verde ligeiramente amarelo
  • e verde profundo
A cor verde profundo é a mais valorosa e bela sendo também a mais escassa, essas podem ser encontradas na Colômbia. O valor comercial das esmeraldas depende de vários fatores segundo a cor, o tamanho, a pureza e o brilho.
A esmeralda é uma variedade de Berilo e apresenta dureza 7,5 -8,0 na escala Mohs e a sua fórmula química  é (Be3Al2(SiO3)6) , cristalizando na forma hexagonal.

Estrutura da Esmeralda
http://www.upv.es/materiales/Fcm/Fcm14/fcm14_3.html


Abaixo um lindo exemplar do esplendor das esmeraldas. Um anel da série "The Incredibles" com uma esmeralda de 24,52 quilates na lapidação esmeralda ou lapidação em degraus com contorno octogonal, muito utilizada em esmeraldas por isso o mesmo nome; pedra cravejada em ouro amarelo sobre estrutura em platina. Que beleza hein?!
Anel da série "The Incredibles"
disponível em click AQUI



Abaixo informações adicionais a respeito da esmeralda, transcrito de http://www.lendaviva.com.br/site/frame/esmeralda.html 

Esmeralda

Características:
Pedra milagrosa do amor, Rejuvenescimento, Inteligência e comunicação.
Grupo:
Berilo.
Dureza:
7,5-8.
Materiais de origem:
Alumínio, berilo, silicone, enxofre, parcialmente zinco, fósforo, ferro.
Coloração:
Verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado, transparente e translúcido.
Locais onde é encontrada:
Índia, Paquistão, Austrália, EUA, África do Sul, Brasil.
Crenças e mitos:
As Esmeraldas estão desde o início do pensamento humano entre as pedras preciosas mais desejadas e valiosas. Os gregos chamavam-na “a pedra do amor”, da confiabilidade e fidelidade. No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas Esmeraldas, pois acreditava-se que nelas residia a eterna beleza da Vênus e que remoça a aparência. Também os incas e astecas honravam as Esmeraldas, pois acreditavam que se tratasse de pedras sagradas. As Esmeraldas exerciam em quase todas as culturas e casas reais um papel muito importante e eram consideradas como pedras de adorno e curativas.
Efeitos terapêuticos para o corpo:
A Esmeralda tem muitos efeitos terapêuticos, especialmente sobre a coluna, o sistema nervoso, musculatura, reumatismo e visão. A água enriquecida com Esmeralda regula a taxa de açúcar, melhora a visão, o equilíbrio corporal e impede o quebradiço das unhas e dos cabelos.
Efeitos terapêuticos para a psique:
A Esmeralda dá ao seu portador equilíbrio interior e emocional. Exerce efeito muito rejuvenescedor sobre a pele e ajuda o seu portador a Ter mais paz de espírito e “gosto de viver”. Tem poder conciliador na amizade, companheirismo e família. Na meditação, é muito apropriada para “soltar” constrições e bloqueios de nossos nervos. Ela nos traz calma, paz, harmonia e contribui para afastar receios.
Indicado para:
Dar animação, desenvolvimento da energia, fortalecimento da memória, dissolução de hábitos, senso de beleza, senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia. Reumatismo, musculatura, perturbações do ritmo cardíaco, musculatura do coração, sistema nervoso, visão, equilíbrio corporal, unhas, cabelos.
Formas existentes:
Pedra bruta, lapidada, pingente.
Signos:
Touro (21/4 a 20/5), Câncer (21/6 a 21/7), Leão (22/7 a 22/8), Libra (23/9 a 22/9), Escorpião (23/10 a 21/11), Peixes (20/2 a 20/3).
Profissões:
Advogado, Atleta, Dançarino, Dona-de-casa, Escritor, Fazendeiro, Jardineiro, Auxiliar de enfermagem, Estudos sociais, Fisioterapeuta, Médico, Biólogo, Veterinário, Biomédico.
Planetas:
Lua, Vênus e Saturno.
Meses:
Maio, Junho.
Chacras:
Cardíaco: localiza-se no coração, sua cor é verde, energiza o corpo físico e o sangue.
Bodas:
55 anos.


Para saber mais vejam essas Referências:

Um comentário:

  1. vei,o polimento dessa primeira esmeralda ta matado,isto e se isso nao for um vidro verde.Olhem so as estrelinhas estao todas bauladas!!!kkkkkkkk
    quem poliu esta pedra e um matao...

    ResponderExcluir