O psyllium é da família da Plantaginaceae e do Gênero Plantago que incluem um conjunto de 275 espécies . Mas o nome psyllium refere-se a duas espécies a Plantago Psyllium e o Plantago Ovata. A Plantago Psyllium é também conhecida como psyllium preto, ou Plantago arenaria. A espécie Plantago Ovata também conhecida pelo nome de Plantago indiana ou psyllium branco.
Plantago Ovata http://www.psylliumindia.com/psyllium_facts.htm |
A parte utilizada do psyllium é a semente, mais propriamente as cascas da semente que são consideradas a parte mais nobre. Sua semente possui uma camada de 30% de uma mucilagem especial, formada por um conjunto de polissacarídeos coloidais constituídos principalmente de xilose, arabinose e ácido galacturônico. Está mucilagem especial torna-se uma espécie de gel quando em contato com a água. Assim a mucilagem na semente possui a função de reter água necessária para a sua germinação e farmacologicamente é utilizado como uma fibra solúvel, entre outras propriedades, para melhorar o transito intestinal, como por exemplo no Metamucil
Tegumento das sementes de psyllium http://www.organicindia.com/psyllium_husk.php |
O psyllium tem apresentado características muito interessantes na produção de alimentos isentos de glúten devido a alta quantidade de mucilagem, que tem a propriedade de tornar-se um gel quando em contato com água, substituindo assim a função estruturante e de liga do glúten no alimento. Há uma ótima aceitação de produtos sem glúten com psyllium, já que mantém a textura e tem palatabilidade.
A fibra solúvel presente em uma colher de psyllium equivalem a fibra presente em quatorze colheres de aveia.
O psyllium pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais, onde são comercializados a granel.
Em Curitiba você poderá encontrá-lo na Pop House (click aqui par ver o mapa)
Veja também a minha receita de pão sem glúten com psyllium.
Para saber mais vejam essas Referências:
http://www.psylliumindia.com/psyllium_facts.htm
http://www.organicindia.com/psyllium_husk.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Psyllium
http://www.botgard.ucla.edu/html/botanytextbooks/economicbotany/Plantago/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário