segunda-feira, 26 de março de 2012

Pão Sem Glúten

Após muitos anos de testes, experiências com variações de ingredientes e proporções e muito material desperdiçado, finalmente consegui desenvolver uma receita que tivesse palatabilidade. Esta receita aprovadíssima, que lembra um pão de forma integral, vou hoje compartilhá-la com vocês. Aqui em casa não passamos mais vontade de comer um delicioso Pão!

 


A receita é de livre uso, mas por favor, se forem reproduzi-la em outro meio qualquer (Blog, Site, Livro, Cadernos de receitas, etc)  não deixem de citar a fonte; afinal ela é de minha autoria.

Pão sem Glúten e sem Leite na Máquina de Pão

Ingredientes:

2 Xícaras de Fécula de batata
1 Xícaras de Amido de milho
1/2 Xícaras de Psyllium
2 Colheres de sopa Melhorador de farinha (uso o Itaipan da itaiquara)
3 Colheres de sopa de Açúcar
2 Colheres de sopa de Margarina (uso Soya pois não contém leite!)
1 Colheres de sobremesa de sal 
3 ovos
Água 
2 envelopes de fermento seco biológico

Informações Gerais
  • O copo medida e a colher medida utilizados são os que acompanham a Máquina De Pão.
  • Todos os  ingredientes  deverão estar em temperatura Ambiente.
  • A maioria destes ingredientes podem ser encontrados na Pop House em Curitiba- Rua Mariano Torres nº  948.
  • O melhorador de farinha é encontrado em casas que comercializam produtos para panificação
  • O psyllium é uma fibra encontrada em casas de produtos naturais- Maiores detalhes irei postar futuramente. 
  • Com todos os ingredientes na máquina e após iniciar o processo de mistura da massa, ajude com uma espátula a retirar os ingredientes que possam estar aderidos nos cantos da forma.
  • O Resultado final é excelente, mas sofre muitas variações em função da qualidade dos produtos utilizados, da temperatura.
  • Quando o ciclo do pão terminar nunca deixe o pão na máquina, ele deverá ser retirado imediatamente, pois isso compromete a qualidade final do pão (ficará Abatumado)
  • Para cortar o pão o ideal é esperar ao menos 1 hora após ter sido retirado da forma para não deformar na hora de fatiá-lo.
  • O pão poderá ser congelado. Uso congelá-lo já fatiado pois facilita na hora do uso assim posso retirar apenas uma fatia. Ele cabe direitinho na Espaçosa da Tupperware.
  • A minha Máquina de Pão é Panificadora Britânia. Sempre asso meu pão no ciclo 1- Pão Normal, coloração Média e tamanho da massa II.
  • Todos os produtos isentos de glúten são muito sensíveis ressecam e fungam com facilidade. Então se estiver muito quente o melhor e guardá-lo sob refrigeração; para isso também uso a Espaçosa -Tupperware

Modo de Preparo

Primeiramente separe em uma vasilha (uso a Mini Criativa- Tupperware)  todos os ingredientes sólidos ou seja, a fécula, o amido, o açúcar, o melhorador de farinhas e o psyllium. Reserve.
Em seguida separe os três ovos no copo medida, complete com água e transfira pra a forma da máquina de pão e acrescente mais meio copo de água. Assim você terá colocado um copo e meio de líquidos (água+ 3 ovos). Acrescente as 2 colheres de Margarina e a colher de sal.
Depois adicione todos os sólidos reservados da vasilha e em cima de tudo acrescente os dois envelopes de fermento biológico.
Agora é só acoplar a forma na máquina de pão e escolher o ciclo 1- Pão Normal. cor : média e peso:II.

 




7 comentários:

  1. Obrigada pela receita. Foi super difícil conseguir uma com Psyllium. Você teria mais receitas tipo massa de pizza, bolos, etc que contenham Psyllium?

    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina! Que bom que você gostou, fico muito feliz em saber que também foi útil para outras pessoas. Quanto a massa de pizza ainda não desenvolvi nenhuma. Como quebra galho já utilizei a mesma massa (colocando só na opção bater a massa-sem assar). Depois é só esticar com rolo e colocar em formas de pizza com os recheios desejados. Se você experimentar não deixe de me contar os resultados! Obrigada.
      Abraços.

      Excluir
  2. Vou testar sua receita! Apenas um cuidado: alguns melhoradores de farinha contém glutém (exemplo: http://www.nitaalimentos.com.br/produtos/linha-profissional/complementos/melhorador-de-farinha-nita.html), que não é o caso do Itaipan, mas é sempre bom ficar atento.

    Também tenho um blog sobre pão www.migalhasdepao.com.br

    Parabéns pelo blog.

    Rodolpho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodolpho!Depois de realizar o teste, por favor retorne para contar suas impressões ;)
      Obrigada pela dica em relação ao melhorador... estou sempre atenta! Sempre deveremos ler os rótulos mesmo de produtos conhecidos, infelizmente os fabricantes muitas vezes alteram a composição dos produtos...
      Obrigada pela visita. Estarei também lhe visitando lá no seu blog! Abraço e até mais

      Excluir
  3. Gostaria muito de testar sua receita, pq estou querendo fazer receitas que usem o Psyllium, mas tenho uma dúvida: qual a quantidade de água?
    Parabéns pelo blog!
    Heliane

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de acrescentar que a minha duvida qto à água é pq vou tentar fazer o pão sem usar panificadora (não tenho uma) mas tenho batedeira própria para fazer pães.Obrigada.Heliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde! Obrigada pela visita!
      Peço mil desculpas pela demora em responder... é que tive fazer umas conversões de medidas pra poder lhe responder!
      Ao todo a medida de líquidos (ovos+ água) deverá ser de 1 copo medida e meio, cada copo medida da máquina corresponde a aproximadamente 225 mL, assim o volume final de líquidos que corresponde a 1 1/2 será 340 mL. Desta forma sugiro que coloque os ovos em um recipiente graduado e acrescente água até completar o volume final de aproximadamente 340 mL.
      Espero que tenha conseguido responder sua pergunta ;)
      Qualquer duvida por favor retorne!
      Obrigada, abraços Lumaniacs

      Excluir